Ótimas soluções para decorar sua sacada


A sacada de um apartamento ou de um sobrado é um espaço cheio de restrições. Não é amplo e fica sujeito à umidade, muitas vezes. Por essa razão, decorar uma sacada requer uma boa dose de imaginação e criatividade. Confira aqui algumas saídas para suas dúvidas.








                                                                              Valorize as paredes com estilo
Sim, nada melhor do que a própria natureza para decorar a parede da sacada. A forma mais prática de fazer isso é usar plantas suspensas. Mas estamos te propondo fugir do lugar-comum. Tanto o verde das plantas quanto a cor terrosa da madeira aponta para a ideia de beleza e descanso.



Estamos falando do revestimento 3d. Ele vem em placas com desenhos em três dimensões, veja melhor aqui. Fabricado em madeira, esse revestimento realça ainda mais o encanto da sacada, pois dá um toque genuíno a ela. Apenas sugerimos a aplicação do revestimento em uma parede que não receba umidade.


O revestimento em madeira combina com plantas ornamentais como cactáceas ou kalanchoes. Mas também com plantas aromáticas, como alecrim e hortelã. Então, mesmo que estiver planejando uma horta vertical, você poderá usar o revestimento em madeira. Apenas terá que tomar cuidado para não molhar o revestimento repetidas vezes para não prejudicá-lo ao longo dos anos.

O chão das sacadas
Muitas vezes as construtoras entregam o imóvel com piso em cerâmica na sacada. Se você quiser mudá-lo, prefira deck de madeira de demolição. Opção sustentável e racional. Você pode conjugar esses decks com pedrisco poroso ou com porcelanato rústico.


Se sua sacada não for tão pequena a ponto de ter uma churrasqueira, escolha um piso que seja de fácil limpeza, como o próprio porcelanato.


Conforto em primeiro lugar
Você gostaria de bancos bem confortáveis na sacada. Se há espaço suficiente e ela é fechada com vidro, ótimo. Nesse caso, é só buscar tecidos que resistam à incidência de luz. Mas que também sejam agradáveis ao toque.


Cadeiras e espreguiçadeiras em vime são excelentes opções, pois são aconchegantes mesmo no inverno. Além disso, apresentam durabilidade alta.

Pensando na sacada como um ambiente para almoçar durante o verão? Busque por mobiliário despojado e prático, como mesas e cadeiras dobráveis. Se quiser usar a sacada para outra finalidade, vai poder remover os móveis rapidamente. Dê preferência para material que facilite a limpeza.



Escrito por Bruno de Avila, designer de revestimento 3d e professor na FMU.

Comentários

Postagens mais visitadas